« Voltar ao início

Como utilizar os óleos essenciais de forma segura?

A utilização de óleos essenciais não é novidade; os mesmos já têm vindo a ser utilizados há anos pelos seus efeitos benéficos para o corpo e a mente. Os óleos essenciais podem ser calmantes ou estimulantes, frescos ou sensuais, harmoniosos, relaxantes,... Os óleos essenciais 100% naturais são transmitidos por via oral, respiratória ou cutânea e contribuem para a harmonia do nosso corpo, espírito e emoções.


A utilização de óleos essenciais depende da aplicação dos mesmos e do tipo de óleo. Os óleos essenciais são muito concentrados: por vezes são necessárias centenas de quilos de plantas frescas para produzir um só quilo de óleo. Os óleos essenciais contêm portanto substâncias extremamente fortes que deverão sempre ser utilizadas com o maior cuidado. Assim, é da maior importância que respeite sempre a dose recomendada e o método de utilização específico para o tipo de óleo.

Pode utilizar os óleos essenciais de várias maneiras:

* Ingestão/via oral
A utilização por ingestão de óleos essenciais pode ser muito forte, por esta razão aconselhamos que não efetue experimentos. Utilize os óleos essenciais apenas por via oral sob supervisão de um especialista no assunto. É necessário um conhecimento aprofundado dos vários óleos essenciais.

Os óleos essenciais podem ser consumidos através da colocação de gotas sobre um comprimido neutro, um pedaço de açúcar ou uma colher de mel. Nunca utilize mais de 6 gotas por dia e máximo 2 gotas por cada toma (por exemplo: 2 gotas, 3 x ao dia). O óleo da casca dos citrinos também pode ser utilizado em água (3 a 5 gotas num litro de água).

* Pele / via cutânea
A utilização de óleos essenciais na pele tem um efeito extremamente benéfico! Os óleos essenciais são absorvidos muito rapidamente pela pele e transportados para onde mais necessários sejam. À exceção de alguns casos, os óleos essenciais são sempre diluídos antes de aplicados na pele.

Aplicação em estado puro: Apenas alguns óleos essenciais podem, em alguns casos particulares, ser aplicados diretamente e em estado puro sobre a sua pele: alfazema (em caso de irritação, agitação, picadas de insetos...), ravensara (em caso de bolhas), melaleuca (nos pés), hortelã-pimenta. A utilização pura diretamente na pele deve ser efetuada com extrema cautela. Evite todo o contato com os olhos!

 Diluído: Alguns óleos essenciais podem ser aplicados diretamente sobre a pele após terem sido diluídos num óleo de base ou um creme neutro.
A quantidade de óleo essencial num óleo ou creme de base depende do tipo de óleo essencial, do efeito pretendido e da parte do corpo para a qual se prepara um óleo de massagem ou óleo ou creme de tratamento. A percentagem varia entre 0,5 e 10%. Entre 0,5 e 1% é adequado para bebés e crianças pequenas, bem como para uma massagem de rosto. Entre 1 e 3% para crianças jovens, de 3 a 5% é ideal para uma massagem de corpo e entre 5 a 10% é apenas adequado para uma aplicação local e limitada.

* Banho
Também no banho ou duche pode desfrutar dos óleos essenciais. Nunca deite óleos essenciais diretamente e não diluídos na água do banho: misture algumas gotas do mesmo num óleo vegetal neutro, em leite (gordo) ou natas e adicione à água do banho ou ao seu gel de duche. Basta juntar entre 5 e 10 gotas de óleo essencial por cada 10 ml de óleo de base.
Atenção: nunca utilize óleos essenciais no banho do bebé e nunca utilize óleo de hortelã-pimenta no banho ou no duche (devido ao perigo de choque térmico).

* Dispersão/difusão no ar
Visto que os óleos essenciais são produtos aromáticos e voláteis, os mesmos podem ser facilmente difundidos pelo ar. Escolha em função da aplicação o método que achar mais agradável.

Método das gotas: Aplique algumas gotas de óleo essencial num lenço, na sua almofada, no tapete de entrada, no filtro do aspirador, no humidificador do aquecimento,...

Evaporação: Assim que a água, na qual tenha previamente colocado algumas gotas de óleo essencial, se evapore, o óleo essencial é espalhado pelo ar. Para o efeito, utilize um recipiente com água quente ou um difusor (elétrico).

Vaporização: No caso da vaporização, os óleos essenciais não são aquecidos ou colocados na água, mas vaporizados. Desta forma, todas as caraterísticas benéficas dos óleos essenciais são conservadas. A vaporização é, assim, a forma mais eficaz de espalhar óleos essenciais pelo ar, o que é realizado com um difusor (elétrico) especialmente concebido para o efeito.

Para poder desfrutar dos benefícios dos óleos essenciais e do seu efeito benéfico de forma segura, deverá ter em conta as indicações seguintes:

  • Mantenha os óleos essenciais fora do alcance das crianças.

  • Feche sempre bem os recipientes que contêm óleos essenciais e conserve-os num local fresco, seco e seguro. Estes óleos são combustíveis.

  • Evite o contato com a vista e as mucosas.

  • Respeite sempre a dose indicada e o método de utilização.

  • Dilua sempre os óleos essenciais num óleo de base ou produto neutro antes de os utilizar na pele ou no banho.

  • Tenha atenção em caso de sensibilidade ou reação alérgica: dilua uma colher de óleo num pouco de óleo de base e aplique a mistura na dobra do braço. Se não surgir irritação, vermelhidão ou comichão após 24 horas, pode aplicar o óleo na sua pele.

  • Evite, durante pelo menos 24 horas, a exposição à luz do sol ou do solário após a utilização de óleos de citrinos no banho, numa massagem...

  • Tenha um cuidado especial nos casos de epilepsia, asma, alergias, mulheres grávidas e crianças abaixo dos 6 anos.

  • Nunca utilize óleos essenciais diretamente sobre a pele sem acompanhamento por um profissional.

  • Evite a utilização em bebés.

    Medidas adicionais para ingestão:

  • Nunca utilize óleos essenciais por via oral sem acompanhamento por um profissional.

  • Desaconselhamos a utilização por via oral em crianças (- 12 anos), grávidas e lactantes.

  • Número de telefone do centro anti venenos (Bélgica): 070 245 245

  • Um suplemento alimentar não pode ser utilizado para substituir uma alimentação variada e equilibrada ou um estilo de vida saudável.

  • Não ultrapasse a dose diária recomendada.

Conserve sempre fora do alcance das crianças.